Fashion Revolution em BH

quarta-feira, 27 de agosto de 2014


A campanha global Fashion Revolution chega a Belo Horizonte em um evento gratuito, com profissionais da moda sustentável/ética e interessados em geral.

O primeiro Fashion Revolution Day, que aconteceu no dia 24 de abril, já começou fazendo diferença na moda mundial. O projeto, que surgiu na Inglaterra e conta com a participação de mais de 60 países – o Brasil incluído – levou milhares de pessoas a participar e apoiar com suas fotos usando roupas ao avesso, o símbolo da campanha nesse ano.

O projeto é composto por figuras-chave da indústria da moda e além: os líderes da indústria; imprensa; ativistas; consultores; representantes de instituições de caridade e organizações de campanha; acadêmicos e muito mais. Com uma vasta gama de competências, o Comitê Consultivo do Fashion Revolution trabalha para garantir que todo dia 24 de abril seja um evento significativo, global e anual. A campanha continua durante todo o ano.

Dentre as personalidades envolvidas no projeto global está Orsola de Castro, criadora e curadora do Esthetica no London Fashion Week; Jocelyn Whipple, especialista em moda sustentável, Sarah Ditch diretora do Ethical Fashion Forum; Sandy Black, professora no Centre for Sustainable Fashion; Livia Firth, criadora do Eco Age e do Green Carpet Challenge e Dilys Williams, diretora do Centre for Sustainable Fashion – London College of Fashion.

Diversos eventos pelo planeta marcaram a data de inauguração. Desfiles, debates, filmes, flash mobs, passeatas, tudo em prol da crescente conscientização em torno da ética e sustentabilidade na moda. No Brasil, muitas pessoas também vestiram suas roupas #insideout e inúmeros veículos de todo o país citaram a campanha e incentivaram a participação de todos.

O Fashion Revolution no Brasil foi lançado em parceria com a quarta edição do SP.ECOERA, no A CASA museu do objeto brasileiro, em maio desse ano, para fortalecer o objetivo de conectar a moda sustentável brasileira com o mercado global. O evento paulista une marcas, projetos, empresas e consumidores com as questões sociais e ambientais dos mercados da moda, design e beleza.

Em julho o Fashion Revolution Brasil esteve na Universidade Federal de Goiânia (UFG), em Goiás, na 14˚ edição do evento nacional NDesign 2014, apresentando aos alunos e participantes a campanha e suas propostas – além das soluções possíveis no design de moda que priorizam a sustentabilidade, aliada à estética.

A importância dessa abordagem é esclarecer as mazelas da indústria da moda e mostrar que a mudança é possível. Uma abordagem holística em busca de inovações e soluções que valorizam as pessoas, o meio ambiente, a criatividade e o lucro em igual medida – a moda como uma força para o bem.

Belo Horizonte

Na capital mineira, a campanha será apresentada pela primeira vez em um evento gratuito que mescla uma mesa redonda e um bate papo descontraído com profissionais do meio. A proposta é criar e oferecer um espaço em que estilistas, marcas, interessados e envolvidos na moda em geral possam analisar – de uma maneira mais ampla – as possibilidades de se trabalhar com recursos sustentáveis, através de exemplos, troca de experiências e apresentação de novos métodos e novos materiais. Outra intenção do Fashion Revolution é conectar os participantes do evento com os acontecimentos e plataformas globais da área, além de incentivar uma reconexão com toda a cadeia de produção, incentivando o consumo consciente. Saber quem fez as roupas que vestimos, de onde vieram, em que condições foram feitas… Principalmente em tempos em que o trabalho escravo continua fazendo parte da indústria têxtil e, mais do que nunca, a natureza precisa ser preservada.

SERVIÇO

– Fashion Revolution Brasil e Soluções Sustentáveis no Design –

Data: Dia 03 de setembro de 2014, às 19h

Local: Impact Hub BH

Rua dos Aimorés, 487, 2˚ andar | Funcionários | Belo Horizonte, MG

Programação:

Fernanda Simon

Coordenadora do Fashion Revolution Brasil, ativista e consultora especializada em moda e sustentabilidade. Trabalhou com os maiores nomes da moda sustentável da Inglaterrra, como Jocelyn Whipple e Livia Firth, estudou desenho de moda na Faculdade Santa Marcelina e Visual Merchandising no London College of Fashion.

Review por Bruna Miranda

O Review aborda o Estilo Sustentável. Peças atemporais criadas com tecidos excedentes de fábricas têxteis, que seriam descartados, e também readaptando roupas vintage ainda em ótima qualidade, com o upcycling. Conteúdo sobre slow fashion, eco fashion, moda e consumo conscientes, beleza natural/orgânica. Bruna é jornalista graduada pelo Uni-BH, também fundadora do site Exemplar id, de luxo sustentável, ex editora do Ameixa Japonesa e diretora de comunicação do Fashion Revolution Brasil.

Green Co por Cassius Pereira

A Green Co desenvolve, desde 2006, roupas, calçados e acessórios utilizando matérias primas sustentáveis e tecnológicas. Buscam oferecer aos seus consumidores uma moda alegre e descontraída, com conforto, qualidade e design.

Moda Ética por Luciana Duarte

O site Moda Ética Brasil | Ethical Fashion Brazil tem como missão informar sobre a ética e estética da sustentabilidade em produtos, serviços e sistemas de moda. Luciana Duarte pesquisa Moda Ética desde 2007, por amor à causa. É mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e graduada em Design de Produto pela UEMG, com diversos cursos em Moda.

Moda Verde por Litza Matos

Um espaço independente que nasceu com a proposta de ser um guia de produtos e serviços para quem quer ser mais ecologicamente correto. O objetivo é incentivar ações de responsabilidade social e sustentabilidade, ou seja, um “consumo que faz bem para você e para o planeta”. Litza é jornalista graduada pelo UNI-BH e especialista em Comunicação Estratégica e Branding.

E mais:

Slow Beauty com Seja Bio, por Luciana Toledo

Make Eat Slow, por Silvia Vasconcelos

E.vista, por Luna Siqueira e Marcelo Brasiliense, e sua quinta edição com o tema “DES – uma crítica a alguns conceitos de moda, arte e comportamento que nos são impostos”.

Apoio:

Nódulo – Sustainable Design

Impact Hub BH

A Feira Brechó

Quem puder levar roupas que não usa mais, iremos doá-las para o Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus. A entrada é gratuita e estão todos convidados a participar e colaborar!

#insideout #QuemFezSuasRoupas #WhoMadeYourClothes

Descubra mais em http://www.fashionrevolution.org. Curta o Fashion Revolution no Facebook em https://www.facebook.com/fashionrevolution.brasil e siga @Fash_Rev_BRASIL no Twitter.

Texto e imagens: Divulgação


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