Armário-cápsula: o que é e como funciona?

Fala-se muito hoje em dia sobre o modo “slow” de viver, de vestir e de ser. Andei aderindo a esse movimento faz pouco tempo, e dá uma leveza tão grande que voltar atrás não é uma possibilidade. Para quem quiser entender um pouco sobre essa minha mudança, contei aqui.

Em minhas pesquisas atuais sobre o tema, encontrei muita gente falando sobre o tal do armário-cápsula. Na verdade, essa “ferramenta”, se é que podemos chamar assim, é uma técnica da consultoria de imagem que ajuda demais na montagem de looks, mas confesso que não tinha me aprofundado no assunto até então.

Mas, o que vem a ser o armário-cápsula? É basicamente, um guarda-roupas bem compacto, composto por peças versáteis das quais você gosta muito, que permitem várias combinações entre elas, sem a necessidade de comprar nada novo durante um tempo determinado definido por você. Por exemplo, no verão ou no outono, ou por 1 mês…

armario-capsula-Luciana-Caram-sejaautentica-slowliving-003

A blogueira Caroline do blog Un-Fancy encara o desafio de viver com apenas 37 peças de roupas que são atualizadas a cada três meses – sem comprar nada por impulso, e faz isso já há um bom tempo. Ainda não consigo viver assim, mas já estou bem menos consumista e isso me dá um alívio danado, além de estimular a criatividade.

Uma publicação compartilhada por Caroline Joy Rector (@caroline_joy) em

Existem algumas regrinhas para se montar um armário-cápsula:

- A quantidade de roupas pode variar entre 15, 30, 45, desde que sejam roupas versáteis, neutras e que você ama. Nesse número, incluem-se também os acessórios como bolsas, lenços e sapatos. (morri!);

- Conheça você mesma e o seu estilo (olha a consultoria de imagem aí, minha gente!);

- Selecione um esquema de core neutras e algumas em tons vibrantes para dar um toque mais vivo nos looks;

- Escolha padrões e formas clássicos, cortes, texturas e estilos de peças que são atemporais, e a sua cara, claro;

- Opte por peças em materiais de boa qualidade, afinal, se a ideia é ter pouca roupa, que sejam pra durar, certo?

É um exercício bem legal pra gente tentar se encontrar melhor no próprio estilo, conhecer melhor quem somos e deixar o consumismo excessivo de lado. É preciso ter paciência, mas é válido fazer o teste, que seja apenas por um período. Certeza que sairemos com outra mentalidade sobre a moda e sobre as compras que fazemos sem necessidade. Estou no caminho…

armario-capsula-Luciana-Caram-sejaautentica-slowliving-001

Texto: Luciana Caram, Consultora de Moda, Estilo e Marketing Digital | Fontes: Blog Trocari, Vida Organizada, Modefica | Imagens: Today Show, Pinterest

em abril 25, 2017 Comente


Deixe seu comentário