Os 70 anos do biquíni

terça-feira, 18 de outubro de 2016


Ando precisando de um sol, de um fim de semana inteiro na beira da piscina ou à beira mar, e nada mais perfeito que falar de biquíni, principalmente, quando o conjunto completa 70 anos representando mais do que apenas a invenção de uma peça de roupa qualquer: significam uma era em que a mulher passa a ter a liberdade e o conforto para curtir a praia e a piscina como bem entender, sentindo-se bem com o próprio corpo.

Na década de 40, o biquíni ainda era escandaloso e pouco confortável. As roupas de banho eram feitas de algodão ou linho e pesavam muito quando molhadas. A calcinha era de cintura alta, o umbigo não era mostrado e as estampas eram geralmente com flores ou bolinhas.

Stylight-A-evolucao-do-biquini-decada-de-40

biquini-anos-40

No anos 50, já com modelagem mais feminina, o biquíni virou sensação quando a atriz Brigitte Bardot apareceu usando a peça em Cote D’Azur, que se tornou a capital do biquíni depois de jornais noticiarem a ousadia da moça.

Stylight-A-evolucao-do-biquini-decada-de-50

A Garota de Ipanema virou ícone da peça e desfilou vários modelos em praias cariocas, assim como foi Leila Diniz, que causou alvoroço ao usar a peça enquanto estava grávida. A foto dela com o barrigão na praia virou um dos símbolos do feminismo brasileiro dos anos 60 e 70. Nessa época, o biquíni passou a fazer parte dos armários de várias mulheres dentro e fora do Brasil. Tecidos como a lycra passaram a ser usados na produção de moda praia. Começava-se a fabricar modelos com a cintura mais baixa e o sutiã com formatos modeladores. Ufa, né?

Daí em diante, já nos anos 70, os biquínis ficaram ainda menores e a indústria desenvolvia tecidos cada vez mais preparados para a praia. O crochê e outros materiais artesanais também ganharam espaço. O top em formato triangular e em cores alegres representa bem a moda praia da década.

Stylight-A-evolucao-do-biquini-decada-de-70

biquini-anos-70

As mulheres da década de 80 queriam era mostrar as curvas na praia, principalmente, com cores fortes, calcinha super cavada e top combinando. Já a década seguinte, Barrados no Baile e SOS Malibu foram febres, e graças a essas produções, as praias da Califórnia ganharam destaque nos anos 90, com direito a muita estampa de animal print.

Stylight-A-evolucaodo-biquini-decada-de-80

Stylight-A-evolucao-do-biquini-decada-de-90

biquini-anos-90

Os anos 2000 marcaram a moda praia pela calcinha com formato triângulo que era o clássico da época e os tons metálicos ou simplesmente branco. É um pouco difícil definir uma tendência que represente os anos 2000 em diante, mas os biquínis com tiras em diferentes tamanhos, em volta da calcinha e na cintura, estão em alta, e os modelos com o contorno preto, e formas geométricas no geral, também são tendência, mas a meu ver, hoje em dia tudo é válido, basta combinar com o seu estilo e pronto!

Texto: Stylight Brasil, editado por Luciana Caram, Consultora de Moda, Estilo e Marketing Digital | Imagens: Pinterest, Stylight Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *