I Fórum Regional de Brechós

quinta-feira, 10 de setembro de 2015


Nos dias 12 e 13 de setembro, na Virada Cultural da cidade, das 10 às 18 horas, no Centro de Referência da Moda (CRModa) e na Casa do Jornalista, acontece o I Fórum Regional de Brechós. Na programação, debate sobre o movimento Slow Fashion e a Cultura de Brechós, desfile de looks pela rua da Bahia, num claro movimento de intervenção cultural urbana, e feira de peças e acessórios estilosos, com preços diferenciados.

i-forum-regional-brechos-em-bh

O comércio de brechós vem crescendo nos últimos anos, não somente por  apresentar uma oportunidade de adquirir produtos e acessórios por um valor mais acessível, mas também pelo crescente interesse por práticas sustentáveis com a reutilização de roupas, acompanhando o movimento mundial do Slow Fashion, que defende um consumo consciente na Moda e políticas de sustentabilidade para a economia do planeta. O tema será abordado no I Fórum, a fim de refletir a cultura dos brechós como política de sustentabilidade, pois, ao dar um tempo maior de vida útil às roupas, contribui para diminuir o impacto de resíduos têxteis no meio ambiente. O debate, sob a perspectiva das mediações culturais, também vai discutir como a moda brechó sempre esteve inserida no cenário cultural das produções de bandas de rock, em especial nos anos 60, quando os brechós passam a ser mais frequentados por artistas, em busca de looks diferenciados e estilizados, recusando-se a seguir a moda mainstream (fast fashion).

Além de incentivar uma postura ética no consumo de Moda, os brechós vintage representam uma alternativa estética para pessoas que querem montar seus looks com peças exclusivas e colecionáveis, como os adeptos e adeptas do estilo vintage ou retrô, que não abrem mão de uma produção autoral. E para outra parcela de consumidores que fazem questão de ter peças de grifes, os brechós label são ideais para se adquirir roupas e acessórios seminovos de estilistas brasileiros e internacionais por até 80% menos do valor nas lojas. Mas se a intenção é fazer economia inteligente, sem perder estilo, comprar roupas de segunda-mão em excelente estado de conservação é a melhor opção. Estes são os brechós conhecidos por second hand. Todas as três categorias, inseridas na Economia Criativa, estarão representadas pelos brechós participantes, que vão comercializar suas peças na Feira, que acontece no espaço da Casa do Jornalista.

E para mostrar como se montam looks estilosos com peças e acessórios de brechós vintage, label e second hand, haverá um desfile com modelos, saindo do CRModa, pela rua da Bahia, em direção à Casa do Jornalista. Por ser uma intervenção cultural urbana, o evento será filmado e fotografado por um drone, cujas imagens aéreas vão estar disponíveis para a imprensa.

A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação dos espaços. Mais informações e confirmação de presença no evento, acessar esse link: I Fórum Regional de Brechós

PROGRAMAÇÃO:

12 de Setembro (sábado):

Local: CRModa

10 horas: Debate “Slow Fashion e a Cultura de Brechós”

Coordenadora e Mediadora: Valéria Said (jornalista, profa de Ética e ativista do movimento slow fashion vintage)

Mesa: Mauro Werkema (presidente da Belotur e da Casa do Jornalista), Wilsa Sette (Sebrae Nacional), Bruna Miranda (Fashion Revolution Brasil e Review), prof. Doutor Rodrigo Rodrigues (professor de Mediações Culturais do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Fumec) e Catherine Henry (Agência Eletrônica/Coletivo Brechós do Brasil).

12 horas: Coletiva com a imprensa e convidados (lounge, no CRModa).

13 horas: Desfile de modelos com looks brechós, saindo do CRModa, em direção à Casa do Jornalista, pela Rua da Bahia.

Coodenadora e stylist: Iris Chaves

12 e 13 de Setembro (sábado e domingo):

Feira de Brechós

Local: Casa do Jornalista, de 10 às 18 horas

Coordenadora: Cláudia Amaral

Coordenação Geral I Fórum Regional de Brechós em BH: Catherine Henry

Brechós Participantes: Brilhantina Brechó,  Camomila Brechó, Chic do Brechó, Dorotea Brechó, Make u Up Brechó, Ô Brechó, OldChic Brechó, O Traje Brechó, Retrô Brechó, Vou de Brechó

Apoiadores: Belotur, Brechó Market, Casa Cultural Matriz, Casa do Jornalista, Centro de Referência de Moda (CRModa), Di Comer Rezando, Fashion Revolution Brasil, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Filmair, MegaModel, Review

Realização: Agência Eletrônica Realização: Agência Eletrônica Comunicação e Marketing Ltda.

SERVIÇO:

Casa do Jornalista | Avenida Álvares Cabral, 400, Centro-Sul.

Centro de Referência da Moda (CRModa) | Rua da Bahia, 1.149, Centro-Sul.

Texto e imagens: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *