Aprenda Maquiagem: sobre pincéis e sua necessidade

terça-feira, 20 de janeiro de 2015


Posso contar outra novidade? A Juliana Costa, do blog Aprenda Maquiagem, agora vai colaborar aqui no blog com suas top dicas! Vamos ficar por dentro de tudo da área de maquiagem: tendências, cores, DIY e muito mais. E para começar a falar sobre o assunto, nada mais importante do que sabermos sobre os pincéis! Bem-vinda, Julis!

“Todo mundo quando chega numa loja de maquiagem fica encantando com aquele mundo novo, colorido e cheio de ferramentas! É natural, legal e muito divertido, mas se você não sabe bem o que está fazendo ali, acenda o alerta! Saiba antes quais as ferramentas você já tem, de quais precisa e, principalmente, pra quê elas servem antes de ir sacando seu cartão de crédito.

Nesse ‘dossiê’ dei dicas de pincéis e ainda especifiquei as funções de cada um dos modelos mais vendidos. Espero que curta e comente!

Pincel pra base líquida (ou “língua de gato”): é um pincel de cerdas achatadas e que serve para aplicar melhor a base líquida. Pra melhor uso dessa ferramenta, molhe apenas as pontas das cerdas na base; isso vai concentrar o produto ali e garantir que o efeito conquistado seja uniforme e delicado. Na hora de aplicar, sempre deslize o pincel do centro do rosto para fora (zona ‘T’ para extremidades), esse movimento faz com que o produto se concentre no centro do rosto (área de maior atenção dos olhares) e não nas ‘bordas’ criando um efeito de máscara.
Sugestões: Artdeco; Natura; Revlon.

pincel-maquiagem-pele-base-liquida1

Pincel de corretivo (ou “língua de gato” pequeno): é o pincel utilizado para depositar o corretivo. Esqueça os movimentos de vai e vem! Esse modelo deve ser usado com leves batidinhas. Assim o produto se deposita sobre a região de maneira homogênea.
Dica: Esse mesmo pincel pode ser usado pra aplicar batom ou sombra cremosa. O formato dele “cabe” certinho com o da boca e os cantinhos, já para a sombra, as cerdas mais firmes permitem que ele “pegue” produto sem ter dificuldade em depositar.
Sugestões: Brown 29 da Klass Vough; Eudora; Face Maximum Coverage Concealer da Bare Minerals.

pincel-maquiagem-pele-corretivo2

Pincel de pó: a dica pra usar esse pincel é sempre ‘dosar’ com cuidado a quantidade de produto que se coloca nele. Na dúvida, sempre assopre, bata as cerdas antes de levá-las ao rosto para remover o excesso de produto. Com movimentos circulares aplique o pó apenas nas regiões mais oleosas – testa, nariz e queixo.

Dica: Na falta de um específico para blush esse pode ser usado, mas com o dobro de cuidado já que por ser maior a quantidade de produto acumulada nas cerdas também é.
Sugestões: Mary Kay; Quem disse Berenice?; O Boticário .

pincel-maquiagem-pele-po3

Pincel de blush (redondo): É o mais comum de encontrar e é o que garante efeito menos marcado, mais delicado e suave. Use-o com movimentos circulares sobre as maçãs, quando a intenção for conquistar um efeito mais suave.
Sugestões: Água de Cheiro; John John; Mary Kay .

pincel-maquiagem-pele-blush-redondo4

Pincel de blush (modelo chanfrado): Esse pincel tem o formato ideal para encaixe nas maçãs odo rosto e é ideal para marcar com mais intensidade a lateral do rosto, esse modelo deve ser usado na diagonal sobre as maçãs para deixá-las mais salientes.
Sugestões: Quem disse Berenice?; B02 da NYX; F3 da The Beauty Box .

pincel-maquiagem-pele-blush-chanfrado5

Pincel duo-fiber: é um curinga do mundo dos pincéis. Multiuso, esse modelo pode ser usado para base, pó e blush. O grande truque é usá-lo para dar acabamento natural à pele. Aplique então a base com o pincel próprio para ela e depois passe o duo fiber com movimentos circulares sobre todo o rosto. É ótimo para usar com produtos cremosos, como blush, base, produtos para contorno do rosto e iluminadores.

Dica: É excelente para aplicar base, use em movimentos circulares assim já aplica e dá acabamento.
Sugestões: 187, da Mac; Eudora; F4 da The Beauty Box .

pincel-maquiagem-pele-duo-fiber6

Pincel kabuki: tem esse nome por referenciar as gueixas e o hábito de se maquiar com um pincel pequeno, de cerdas fartas. Por ter uma quantidade maior de cerdas, costuma carregar mais produto, seja base, pó ou blush. Portanto, antes de levá-lo ao rosto, retire o excesso com uma leve batidinha e, com movimentos ágeis e circulares, aplique sobre a pele.

Dica: Um pincel de blush mais farto faz o mesmo efeito!
Sugestões: Make Up For Ever; Contém 1G; Nars .

pincel-maquiagem-pele-kabuki7

Pincel leque (ou vassourinha): Esse pincel é usado para varrer os resíduos de sombra que caíram sobre a região das olheiras e maçã do rosto, ou ainda pra aplicar iluminador em pó. Para evitar manchas, use o pincel de maneira bem suave.
Dica: Use um pincel de blush limpo para ter o mesmo efeito e limpar as sujeirinhas da sombra.
Sugestões: Make Up For Ever; O Boticário

pincel-maquiagem-pele-leque8

Texto e imagens: Juliana Costa, maquiadora | www.aprendamaquiagem.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *