Ah, o poá… Amor de muitas, desde sempre!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Pesquisando um pouco mais sobre essa padronagem fofa e super em alta, achei um texto bem legal que conta a história da origem do poá e algumas particularidades dessas bolinhas tão famosas que acho que muita gente ainda não sabia…

“O poá marca presença na história da moda há um tempão. É na década de 50 que ele consagra-se como identidade no look das pin-ups (mulheres consideradas sex-simbols com um apelo erótico e ingênuo), configurando um estilo pseudoinocente dos anos do pós-guerra e personificado na imagem da atriz Marilyn Monroe. No entanto, há registros que remontam ao uso e origem do poá em um passado bem distante.

As pseudoinocentes pin-ups já eram adeptas do poá

Algumas pesquisas de moda creditam o surgimento da padronagem aos imigrantes do leste europeu que desembarcaram na América trazendo nas malas e baús o som da polka. O nome do ritmo musical teria sido associado às bolinhas que salpicavam os figurinos que vestiam, cunhando o termo polka dots que significa poá em inglês.

Até o produtor cinematográfico Walt Disney está associado à paternidade da estampa. Esta hipótese coincide com a criação da personagem Minnie Mouse, em 1928, quando ele pesquisou catálogos de moda e prescindiu das listras e xadrezes para vesti-la. Queria algo diferente e a ratinha ficou mundialmente famosa em seu look inocente de poás.

Entre tantas histórias que remetem à criação da padronagem, o certo é que a música “Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini”, do cantor americano Brian Hyland, transformou-se em clássico do pop em 1960 e notabilizou a estampa de bolinhas. Cantada em alemão, francês e italiano, a versão chegou ao Brasil como “Biquíni de bolinha amarelinha”. Na voz de Cely Campelo foi um grande sucesso nas paradas musicais, principalmente porque integrava a trilha sonora da novela global Estúpido Cupido (de Mario Prata), veiculada em 1976.”

No verão 2013 as bolinhas charmosas e famosas vem com tudo! Aliás, elas sempre estão com tudo, não é mesmo?

E você, já tem um alguma peça de poá pra chamar de sua? Se ainda não, passa aqui na Autêntica pra ver de perto as peças que acabaram de chegar no outlet! Só pra dar um gostinho, olha que fofura essas duas! Ainda não foram para a loja virtual, mas estarão lá em breve.

Texto: Reprodução – Nas Entrelinhas| Imagens: Luciana Caram, Consultora da moda



    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tdfwebsite_comment' not found or invalid function name in /home/seja4314/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php on line 174

      Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tdfwebsite_comment' not found or invalid function name in /home/seja4314/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php on line 174

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *