Estampa paisley

A estampa que mais caracteriza os anos 1970 e que estourou junto com o movimento hippie é a paisley, conhecida anteriormente como cashmere. Ela surgiu no século XVII, sendo muito comum na Índia, no qual xales estampados eram feitos na região da Caxemira.

Exploradores britânicos levaram essa novidade para a Europa, mas como o custo de importação era muito alto, tiveram que achar outra saída para o comércio e passaram a reproduzir a estampa na cidade de Paisley, na Escócia, vendendo a estampa por toda a Europa de forma mais barata.

A estampa, antes conhecida por causa dos lenços clássicos da década de 1930 da maison Hermès, traz um estilo barroco, com arabescos, correntes e flores estilizadas, ganhando mais espaço nas últimas temporadas internacionais de desfiles, depois que Dolce & Gabbana, Fendi e outras marcas resolveram aderir à onda da estampa, investindo em combinações ousadas, coloridas e muito divertidas.

Looks despojados e clássicos caíram no gosto de quem curte moda, com estampa de lenço em shorts, blusas, vestidos, blazers, etc. Se preferir um visual discreto, procure cores escuras, neutras ou de apenas dois tons e invista em peças de alfaiataria, como blazers ou trench coats, para dar mais seriedade ao look. Caso não tenha se acostumado com a estampa, escolha acessórios com essa padronagem.

Texto: Daniele Camêlo, formada em Design de Moda e nossa colaboradora | Imagens: Reprodução

em julho 16, 2012 Comente (4)
FacebookTwitterGoogle+Pinterest


4 Comentários em “Estampa paisley”

Deixe seu comentário